É considerado atualmente como uma das vozes de referência no registro de baixo
Sua inclusão nobel canto romântico e no âmbito da cultura francesa foi acolhida com um aplauso unânime do público e da crítica e seu estilo verdiano teve grande sucesso graças ao reconhecimento como um dos melhores intérpretes da composição italiana. O seu timbre de voz potente, amplo, profundo e ágil junto a uma grande capacidade de comunicação e convincentes dotes de ator, asseguroulhe um lugar de honra no mundo operístico contemporâneo consolidando sua carreira internacional por mais de 30 anos.
Já cantou em muitos teatros prestigiados do mundo entre eles: Staatsoper de Viena, Metropolitan de Nova York, Teatro Bolshoi de Moscou, Teatro Colón de Buenos Aires, Bastille de Paris, Covent Garden de Londres, Arena de Verona, Maggio Fiorentino de Florença, e salas de concerto como Carnegie Hall de Nova York, Royal Festival Hal de Londres, Konzerthaus de Viena, Concertgebouw de Amsterdam. Trabalhou com importantes maestros como: Gary Bertini, Riccardo Chailly, Myung-Whum Chung, Colin Davis, gianandrea Gavazzeni, Carlo Maria Giulini, Eliahu Inbal, Lorin Maazel, Zubin Mehta, Riccardo Muti, Daniel Oren, Antonio Pappano, Michel Plasson, Georges Pretre, Wolfang Sawallisch, Giuseppe Sinopoli e Georg Solti.
Também dividiu o palco com grandes nomes do canto lírico como Luciano Pavarotti, Placido Domingos, Josep Carreras, Andrea Bocelli, Anna Netrebko, Ninno Mackaidze, Elina Garanca, Mirella Frenni, Juan Pons, Leo Nucci, Jonas Kaufmann, Mariella Devia, Nadine Sierra entre outros.
Nascido em Bologna – Itália, começa a apaixonar-se pela música erudita e ópera aos nove anos, depois de assistir a apresentações de Carmem no Teatro Municipal da sua cidade. A sua formação musical se iniciou com o estudo de piano aos 12 anos e aos 15 com o estudo de canto com o professor Paride Venturi.
Em 1986, vence e recebe a medalha de ouro como melhor cantor italiano no Concurso «G. B. Viotti» di Vercelli. Debutou na Opera de Roma como Silva na ópera Ernani, de Giuseppe Verdi. Sucessivamente no Teatro Municipal de Bologna o personagem de Seneca em L’incoronazione di Poppea e no teatro Fenix de Veneza, Tiresia de Oedipus rex. Em 1989 canta no Teatro Alla Scala de Milão - Itália I vespri siciliani com Riccardo Muti, e retorna ao mesmo teatro de Milão em 1995 (l’amore dei tre re), 1996 (Nabucco) e 1997 (Macbeth).
Em 1997, interpretou Timur em uma espetacular produção de Turandot na cidade de Pequim, sob a regência do maestro Zubin Mehta e direção cênica de Zhang Yimou sendo transmitida por satélite via internet.
A temporada 2008/2009 iniciou-se com Macbeth em La Coruña - Espanha. Cantou I Puritani no Teatro Massimo de Palermo - Itália e participou do concerto da Missa de Requiem, de Verdi, organizado em Modena - Itália em setembro de 2008 em homenagem à Luciano Pavarotti. Entre outros interpretou Nabucco no Reggio Emilia - Itália e Requiem de Verdi em Bruxelas, Stuttgart - Alemanha, San Petersburgo - Rússia e Marselha - França, além de Aida em Roma - Itália e Nabucco na Suíça. Na temporada de 2009, debutou como Mefistófeles no Festival de Savonlinna - Finlândia e como Escamillo naópera Carmem de Bizet em Caracalla - Itália.
Na temporada 2009/2010, cantou Ernani emZurique - Alemanha e Requiem de Verdi em uma tourné pelo país Basco, La Favorita em Sevilha - Espanha, Nabucco em Zurique - Alemanha, Lucia di Lammermoor em Catanzaro - Itáila, La Sonnambula em Las Palmas de Gran Canaria - Espanha, Aida em Nova York - EUA, Norma no Teatro Real de Madrid - Espanha, Macbeth em Bruxelas e debutou no Ópera Don Pasquale no Festival de Peralada - Espanha, como baixo bufo.
Na temporada de 2010/2011, cantou Les contes d’Hoffmann alla Aichi Triennale di Nagoya – Japão, I Masnadieri, Simon Boccanegra e Anna Bolena all’Opernhaus di Zurique - Alemanha, debutou o personagem protagonista di Don Giovanni (Mozart) nel Teatro del Giglio di Lucca - Itália, Anna Bolena no Teatro Liceu di Barcellona - Espanha, Norma al Teatro Pérez Galdós di Las Palmas de Canario - Espanha, Nabucco em Monnaie di Bruxelles, Anna Bolena (Donizetti) e La Bohème all’Opernhaus di Zurique - Alemanha.
Em 2011, foi protagonista em Don Giovanni a Savonlinna Opera Festival - Finlândia, Timur de Turandot no Festival Torre del Lago Puccini em Lucca - Itália, interpretou o espetáculo-concerto Carlo Colombara 1/1 prima em Torre del Lago Puccini em Lucca - Itália e enfim em dois de setembro, inaugurou o l’Umbria Music Fest com um concerto de Russische Lieder (canções russas) acompanhado pela pianista Natalia Morozova.
No ano de 2012 cantou no Metropolitan Opera House em Nova York a Ópera Nabucco. Na Ópera de Oviedo, Norma e em Barcelona - Espanha, a Ópera A Força do Destino; em Zurique - Alemanha cantou a Ópera Simon Boccanegra. Em Praga fez pela primeira vez o papel de Scarpia na Ópera Tosca e no Teatro Reggio de Parma, Itália foi o protagonista do espetáculo teatral Stasera decido io (Essa noite eu decido) no teatro de Giglio em Lucca, Itália.
Em 2013 interpretou a Missa do Requiem de Giuseppe Verdi com a Bonston Symphony Orchestra em Boston, em Southbank Center e pelo Royal Festival Hall de Londres e o Festival de Ópra de Savolinna. Além disso, interpretou Zaccarias em Nabucco no StaatsOper de Stuttgart, Alemanha e Arena de Verona, Itália. Fez também Simon Boccanegra em Viena. O único papel não verdiano A Favorita, fez no teatro Champs Elysée, a Pequena Missa Solennelle de Rossini em Paris e Viena, e Mefistófele no teatro Regio de Parma, Itália.
Em 2014, além da estreia prevista para uma nova Ópera de Kolonovitz, El Juez com Josep Carrerras integrando o elenco no Teatro Arriaga de Bilbao – Espanha participou com grande sucesso a uma triunfal apresentação de Simon Boccanegra em Piacenza e Modena – Itália, e a celebração pelo centenário de nascimento do grande baixo búlgaro Boris Christoff no Teatro de Ópera de Sofia participou de três produções, Ainda, Nabucco e Don Carlo. Logo em seguida, participou novamente em Birmingham e Londres do Requiem de Verdi com direção de Antonio Pappano e em Salsgurg fez A Favorita.
No ano de 2015 cantou com grande sucesso Aida, La Boheme sob a regência do maestro Gustavo Dudamel e o Requiem de Verdi no Teatro Alla Scala de Milão – Itália, sob a regência do maestro Zubin Mehta; Ainda na Arena de Verona – Itália, Maria Stuarda em Paris – França, Requiem de Verdi em Gasteig de Munique – Rússia e participou como único cantor italiano convidado do concerto in memorian de Elena Obraztsova no Teatro Bolshoi de Moscou – Rússia. Evento transmitido por satélite via internet em 10 de novembro de 2015.
Em 2016 interpretou com sucesso no Teatro Alla Scala de Milão – Itália o papel de Spafucile em Rigoletto, debutando um dos últimos papéis verdiano que faltava em seu repertório. Norma no Teatro San Carlo de Nápole – Itália dividindo o palco com Mariella Devvia e direção de Nello Santi e fez ainda em forma de concerto Ainda em Moscou – Rússia, sob a regência do maestro Zubin Mehta, Las Palmas na Ilha de Minorca – Espanha, Macbeth em Bruxelas, Fausto em Zagreb – Croácia e debutando em Boris Godunov na Ópera de Varna e Stara Zagora – Bulgária.